• Ana Luiza Moreira

Arquivos Freaks! – Agatha Harkness

Olá Freaks, em nosso segundo arquivo vamos conhecer mais sobre uma das bruxas mais poderosas do universo Marvel, e não, não estamos falando de Feiticeira Escarlate, mas sim de sua mentora: Agatha Harkness.


História


Cuidado que essa senhorinha não é tão indefesa como aparenta!

Agatha fez sua primeira aparição em um dos quadrinhos do Quarteto Fantástico, no ano de 1970, edição #94, na qual era babá de Franklin Richards, filho de Susan e Reed Richards (Senhor Fantástico e Mulher Invisível).


Com o tempo, a mulher se tornou governanta da família e foi descoberta como bruxa ao revelar seus poderes para salvar o Senhor Fantástico da Zona Negativa. A bruxa participou de muitas aventuras com o Quarteto Fantástico, ajudando, inclusive, Franklin a entender seus poderes e também a destruir Ultron.


Fazendo breves aparições nos quadrinhos, fomos descobrindo aos poucos sobre o seu passado, como o fato de a personagem ter mais de 500 anos, ser a bruxa mais poderosa de Nova Salem, que fica na Inglaterra, ter um gato extremamente poderoso chamado Ebony, e um filho, o maléfico (e bem ingrato) Nicholas Scratch.


Nicholas, como qualquer filho bem legal, disse para as bruxas de Nova Salem que sua mãe estava traindo elas ao se relacionar com o Quarteto, e o resultado disso foi o sequestro de Agatha e de Franklin, sendo que a primeira seria levada a julgamento. No entanto, o Quarteto Fantástico foi atrás de ambos e conseguiu resgatá-los, fazendo Agatha se livrar das acusações e renegar seu filho, banindo o bruxo para outra dimensão.


Apesar deter banido o filho, em outras edições Agatha não teve descanso, seus netos, os Sete de Salem, a capturaram novamente e a queimaram em uma fogueira, julgando a mulher por todos os seus anos como uma bruxa sem "lados". Esse seria o fim da personagem, mas apenas se não estivéssemos em um universo de super-heróis clássicos!


Quando Wanda (Feiticeira Escarlate) ficou grávida, Agatha ressurgiu dos mortos e nem mesmo chegou a dar explicações, foi direto ao ponto e contou que Wanda carregava em si fragmentos da alma de Mephisto, o famigerado mochila de criança da Marvel.


Durante este período, Agatha foi mentora de Wanda, ensinando ela a dominar seus grandes poderes e apagando a memória da moça sobre seus filhos. A segunda morte de Agatha veio justamente aí, quando Wanda descobriu sobre essa traição.


Depois de um tempo, Agatha voltou a aparecer para Wanda em supostas “visões” e foi ressuscitada após a mãe biológica da Feiticeira Escarlate, Natalya Maximoff, se sacrificar em uma luta contra a personificação do Caos.


Após essas aventuras, Agatha decide que é hora de descansar.


Aparições em outras mídias


A bruxa apareceu em um episódio do desenho dos Vingadores chamado “The Avengers: United They Stand”, de 1999, no qual ajuda a Feiticeira Escarlate. E ainda em “X-Men Evolution”, 2000, ajudando Mística a treinar Wanda.



Será que é?


Uma das grandes teorias de WandaVision e motivo de eu ter escrito esse texto, é o fato de possivelmente termos Agatha na nova série do Disney+. Na obra somos apresentados para Agnes, vizinha de Wanda que a ajuda durante suas aventuras e parece ter consciência sobre a realidade alterada na qual está vivendo.


Alguns dos motivos que fazem os fãs acreditarem nessa teoria são o fato de Agnes ser a junção do nome e sobrenome Agatha Harkness, além disso, nos trailers vemos a personagem vestida de bruxa, assim como Visão e Wanda em seus uniformes clássicos dos quadrinhos, e no segundo episódio da série temos ela dando a Wanda um coelho para o show de mágica, um tal de "Senhor Scratchy".


Tradução: "Senhor Scratchy ama muito o palco"
Tradução: "Senhor Scratchy ama muito o palco"

Coincidência? Eu acho que não!

  • Facebook
  • Instagram