• victorneres1993

Arte e a representação da busca pelo próprio espaço

Olá, Freaks! Tudo certo com vocês? Está precisando de uma motivação para seguir em frente? O anime de hoje é a pedida certa para você. Conheça Arte.

Apesar do anime se passar em uma época distante, ele retrata a preocupação de muitos jovens da atualidade


Todo mundo busca se destacar em algo na vida. Parece que a situação piora quando se é jovem e mulher. Quando essas duas características se unem, é pior ainda. Assim é a história da protagonista, Arte, uma garota nobre que sonha em virar pintora, uma profissão, até então, considerada da plebe.

Tudo fica mais difícil para Arte ao viver na Itália no século XVI, época em que mulher mal poderia trabalhar. A jovem nobre decide sair de casa e aprender a pintar em um ateliê, mas ninguém a aceita... Até que um senhor com cara de rabugento, chamado Leo, decide ajudá-la e mesmo com essa oportunidade, o caminho que a promissora artista irá galgar não será nada fácil.

Apesar de ter uma protagonista mulher e se encaixar bem no gênero Josei, Arte é um anime seinen (direcionado ao público masculino). Apesar disso, não é um anime depravado e traz uma história muito bonita.

Leo ensina tudo o que pode para sua pupila, que constrói até um casebre na parte de cima do ateliê para morar. O desenvolvimento de personagens é ótimo e todos têm carisma. Quando se aprende algo, também é possível ensiná-lo para outras pessoas e a protagonista não decepciona nesse quesito. Por ela ser da nobreza e ter recebido a melhor educação, a futura pintora aproveita para ensinar jovens e crianças que moram próximas de seu trabalho a ler e a escrever, já que é uma região pobre.

O nome Arte parece familiar para você? A história da protagonista é baseada na vida de Artemisia Gentileschi, uma das pintoras mais famosas do barroco italiano.

Nem preciso dizer que o anime possui um monte de coisa interessante, não é? Se você quiser saber mais sobre a obra, fiz um vídeo no meu canal sobre a série.

Gostou da indicação da semana? Se você já assistiu Arte, me diz o que achou do anime nos comentários. Até a próxima. :-)

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram