• Ana Carolina

Beleza Negra- Uma joia rara escondida no catálogo da HBO Max


Beleza Negra
Um filme sensível sobre a vida e os sentimentos de um cavalo

Eu fiquei muito contente em ter escolhido esse filme para minha estreia na HBO Max. Um filme muito bonito, com belas imagens e que apesar de um clássico dos anos 90, eu não tinha visto. Black Beauty (Beleza Negra), é um corcel negro como o ébano, muito bonzinho e que vai nos contando sua trajetória de vida.


Ele é nosso narrador e com ele passamos por sua infância, desde que nasceu, viveu com sua mãe e teve que se separar, chegando à sua maioridade e os desafios da vida de um cavalo. O filme mostra a dura realidade desse animal tão inteligente e subestimado. O sofrimento que os cavalos são submetidos, com altas cargas de trabalho a base de um tratamento humano totalmente desumano. Ironia, não?


O ser humano que deveria humanizar, por tantas vezes só o que sabe é machucar e humilhar. Claro que não podemos generalizar e também no filme temos exemplos de bons humanos. Mas também vale a reflexão sobre nossos comportamentos e atitudes nocivas para com os outros seres vivos.


Contudo, o tratamento humanizado aos cavalos não existe desde muito tempo, quando o homem descobriu que poderia maltratar e abusar dos animais indefesos. E Beleza Negra vai nos apresentando o que o astuto animal vai sentindo sempre que ocorre uma ameaça ou acontecimento.


Foi traduzido em um filme o que o animal poderia sentir e falar, caso tivesse o dom da fala. É na companhia desse adorável cavalo que temos um vislumbre de como um corcel expressaria suas emoções e sentimentos por meio das palavras. Uma joia rara escondida na HBO Max que recomendo fortemente.

22 visualizações0 comentário
  • Facebook
  • Instagram