• Ana Luiza Moreira

Coringa: Um sorriso de matar (Crítica SEM spoilers)

Finalmente trago aqui uma HQ recente e sobre um vilão da DC Comics, por isso, ao invés de apenas indicar o quadrinho, como fiz com alguns outros, farei aqui uma crítica rápida e sem spoilers para vocês!


Projeto é uma história cativante e assustadora sobre o Palhaço do Crime

Seguindo a clichê história da loucura que o Coringa desperta nas pessoas, especialmente em psicoterapeutas, somos apresentados ao seu novo médico do Arkham, doutor Ben Arnell, que tem como sua grande ambição “curar” o palhaço do crime. O que mais me instiga na história é justamente a procura de um diagnóstico para o vilão e a questão que isso levanta: é possível definir o que é a loucura?

Nesse terror psicológico forte, somos colocados dentro da mente do vilão mais temido e interessante de todos os tempos, ou melhor, na mente de alguém que está tentando entendê-lo, o que é tão fascinante quanto.

Durante a leitura ficamos o tempo todo alertas, principalmente ao sabermos que os personagens principais não são confiáveis. Parece que o Coringa manipula a narração, os tons que o quadrinho segue e a nossa percepção do mundo ao qual somos apresentamos, além disso, tem uns diálogos desconfortáveis que nos fazem pensar “isso é real?” Nunca iremos saber! Isso torna a HQ ainda mais interessante.

A arte do projeto é linda, com muitos traços e expressividade, mas deixo aqui um alerta de gatilho, a obra possui momentos bem gráficos e eu a recomendaria apenas para pessoas maiores de idade e que tem um bom discernimento entre o que é ficção e realidade.


Leiam com responsabilidade amiguinhos!

Devo dizer, a edição e tradução ficaram muito boas, sem erros de grafia e nem problemas na montagem, tornando este um ótimo quadrinho em todos os sentidos. Temos também as famosas participações especiais de outros personagens do universo DC, essas são pequenas, mas muito legais também.

O final da história é meio óbvio e a HQ One Shot (história única) que a segue, chamada "Batman: Um Matador de Sorrisos". sinceramente não me agradou, mesmo assim, os três volumes que compõe "Coringa-Um Sorriso de Matar" valem ser lidos.

A HQ está disponível para venda na Amazon.