• victorneres1993

Demografia, gênero e subgênero nos animes

Olá, Freaks! Como vocês estão? Se tem um tema que as pessoas confundem muito são: gênero, subgênero e demografia. Hoje, essa confusão vai acabar.

Quem assiste animes costuma achar que Kodomo, Shounen, Shoujo, Josei e Seinen são gênero, mas, na realidade, eles fazem parte da demografia.

Animes originais, geralmente, não possuem uma demografia


Para facilitar o entendimento, a explicação será por tópicos. A seguir, vou explicar sobre cada uma das demografias, que ajudam principalmente a entender cada uma das características.

- Kodomo: São animes direcionados ao público infantil. Normalmente, o conteúdo é baseado em temas educativos. Um exemplo é Pokémon e Doraemon.

- Shounen: São os mais comuns entre os animes. É direcionado ao público jovem masculino e, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas lutas. A principal mensagem é a determinação e sua característica é ter um protagonista com um sonho a se realizar. Um exemplo é Naruto.

- Shoujo: São os animes direcionados ao público jovem feminino. Obras dessa demografia contém muito romance ou meninas com poderes. Um exemplo é Sakura Card Captor.

- Josei: Essa demografia é direcionada ao público adulto feminino. Mostra o dia-a-dia da mulher e o amadurecimento da menina. Pode conter cenas mais pesadas e romances realistas. Hoje em dia, o josei não é muito comum, já que esse tipo de público prefere cinema ou novela. Um exemplo é Nana.

- Seinen: Por fim, tem o seinen. São obras direcionadas ao público adulto masculino e seus enredos podem ter muita violência e assuntos de cunho sexual ou que são difíceis de entender. Engana-se quem acha que é só isso... O seinen pode ter animes fofinhos, já que adultos também precisam relaxar. Um exemplo é Devilman Crybaby.

Para entender os gêneros e subgêneros das animações japonesas é simples. Por incrível que pareça, animes se assemelham mais aos filmes do que desenhos. Logo, terror, romance, ação, entre outros gêneros de filmes também se aplicam aos animes, assim como os subgêneros gore e psicológico.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira um vídeo que fiz sobre o tema.


Gostaram do nosso bate-papo de hoje? Não deixe de comentar dizendo o que achou. Até a próxima. :-)

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram