• Ana Luiza Moreira

Freaks Indica: Ponyo- Uma amizade que veio do mar

Atualizado: Out 12

Após assistir aos filmes mais conhecidos e aclamados do Studio Ghibli, como a Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro e Castelo Animado, chegou a hora da redatora aqui se encantar com Ponyo- Uma amizade que veio do mar, filme que venho indicar para vocês hoje!


Confira os principais motivos para assistir a animação:


Sinopse

Ponyo é fofa, corajosa e uma ótima protagonista

De 2008, Ponyo- Uma amizade que veio do mar conta a história do garoto Sousuke que encontra um peixinho dourado preso em uma garrafa e decide libertá-lo, sem saber que se trata da deusa do mar Ponyo. Filha de um poderoso mago, ela se comove com a atitude do menino e usa a magia do pai para se transformar em humana. Dessa forma, acredita poder fortalecer a amizade com Sousuke. Porém, a substância de sua poção mágica pode colocar em risco o vilarejo onde mora o menino.


Ou melhor, em resumo: "O nome dela é Ponyo, ela gosta de presunto e sabe fazer magia".


Relações


As criaturas excêntricas e a atmosfera leve fazem este ser um filme bom tanto para crianças quanto para adultos, e claro, ambos vão se divertir e se emocionar com a amizade de Ponyo e Sousuke, a relação entre o Sousuke, o pai e a Lisa, ou então entre Sousuke, Lisa e os idosos do asilo.


É puro quentinho no coração.


Studio Ghibli


O filme passa em um piscar de olhos e tem o melhor das características do diretor Hayao Miyazaki, como por exemplo: as ótimas personagens femininas do estúdio, no longa temos Lisa que é maravilhosa e nada menos que isso, além dela, Ponyo também se destaca, sendo uma protagonista cheia de atitude, carismática e muito fofa.


O longa carrega todo o fantástico, a relação preciosa com o divino e a beleza das animações do Studio Ghibli. Dá uma olhada nisso:


Reflexões


Trazendo sempre uma reflexão sobre o humano, desta vez, como em A Viagem de Chihiro, o problema citado no filme é a poluição e o desequilíbrio do ecossistema, já que tudo o que causamos aos mares afeta as vidas que tem lá e as nossas também.


Acho que um dos ensinamentos que podemos tirar é que apesar de querermos as coisas lindas da natureza ao nosso redor, tudo tem seu lugar especifico e precisa ficar onde pertence.


Apesar de já ter mais de dez anos, a animação continua atual e merece ser vista, principalmente nesta época em que os desastres naturais estão acontecendo em maior intensidade, inclusive no Brasil. Esse é um ótimo filme para a conscientização de crianças e ainda mais das pessoas mais velhas.


Vale refletir também sobre a inocência das crianças em momentos graves. É tudo muito bonito e triste ao mesmo tempo.


Enfim, mesmo não sendo um dos filmes mas falados do Studio Ghibli, Ponyo- Uma amizade que veio do mar certamente merece reconhecimento, por isso, se você ainda não assistiu ao filme e chegou até aqui, dê uma chance!


O longa está disponível no catálogo da Netflix.