• Ana Luiza Moreira

Os famigerados documentários do Oscar 2021

Uma categoria não muito comentada, mas que tem ótimas produções na lista, é a de documentários. Sejam eles curtas ou longas, na maioria das vezes conhecemos histórias improváveis, lindas e cruéis que acontecem ao redor do nosso mundo. Então hoje vamos falar de algumas delas:


Professor Polvo

Professor Polvo
Polvos me deixam nervosa, mas isso fixa só entre nós

Disponível na Netflix, o documentário conta a história do cineasta Craig Foster que desenvolve uma amizade improvável com um dos polvos que habita a floresta de algas na África do Sul, e desta forma, descobre mais sobre a rotina dos polvos e os mistérios do mundo marinho.


Sabe aqueles documentários da Nat Geo ou do Animal Planet? Então, esqueça deles, aqui temos uma visão bem mais intimista dos animais e acompanhamos Craig se apaixonando pelo polvo, assim como acontece conosco até o final do longa.

Agente Duplo


Agente Duplo
O Oscar 2021 tem dois grandes filmes falando sobre a terceira idade

Ficção e documentário se misturam aqui e trazem uma história fofa, além de muito interessante. O Agente Duplo se desenrola a partir de uma família que fica preocupada com o bem-estar de sua mãe em uma casa de repouso e contrata Sergio, um homem de 83 anos, para se tornar o novo residente de lá, e através disso, um espião dentro de casa.


A grande questão do nosso protagonista é conseguir equilibrar seu lado de investigador, com a nova vida que leva, cercada de idosos com os quais começa a fazer amizade. O filme está disponível do GloboPlay.


A Love Song for Latasha


A Love Song for Latasha
Um filme lindo sobre uma morte prematura e injustiçada

Aqui começa o território dos curtas, e meus amigos, este é triste e magnífico. A Love Song for Latasha é um filme que reinventa a vida de Latasha Harlins, uma garota negra de Los Angeles que foi baleada e morta pelo dono de uma loja de conveniência em 1991.

O filme está disponível na Netflix e é mais um dos tapas na cara que escancaram o racismo nos Estados Unidos e também no restante do mundo. As coisas já deveriam estar melhores, mas sejamos sinceros, ainda permanecem iguais.

Hunger Ward

Hunger Ward
Um filme que vai te deixar com o coração apertado

Disponível no Paramount Plus, o filme retrata a fome contínua no Iêmen e os esforços de dois hospitais para combater a desnutrição infantil resultante dos conflitos que acontecem no país. Com cenas fortes e por falta de uma palavra melhor, cruéis, esse documentário precisa ser visto por todos, isso, ao refletir a falta de empatia de outros países que só se envolvem em guerras para vender armas, mas preferem observar de longe pessoas morrendo de fome.

O filme é cruel demais apenas por ser real.

Gostaram Freaks?! Nossa aposta é que os vencedores das duas categorias de documentário saiam desta lista aqui!

  • Facebook
  • Instagram