• Ana Luiza Moreira

Undone é melancólico e visualmente deslumbrante (SEM spoilers)

Que a Rosa Salazar é ótima fazendo projetos diferentes e que envolvem captura de movimento nós já sabemos por Alita: Anjo de Combate, mas o que acontece em Undone supera esse feito em milhões de maneiras.


Rosa Salazar e Tyler Posey são algumas das estrelas de Undone, série animada da Prime Video

Nesta animação, passamos a entender a natureza elástica da realidade através de Alma, que após sofrer um acidente de carro que por pouco não tira sua vida, descobre possuir o controle sobre o tempo e usa essa habilidade para descobrir a verdade sobre a morte de seu pai.


O meu texto sobre a série é sem spoilers, isto porque, quero muito que todos sejam convencidos a assistir Undone, que é uma joia bruta perdida dentre tantas produções que saem diariamente na Prime Video.


O projeto é adulto, melancólico e inteligente, mas faz isso sem ficar exagerado ou carregado demais. Os episódios passam rapidamente e uma das coisas que mais contribui para ficarmos com os olhos vidrados é nossa protagonista, Alma é decidida, comum e passa pelas mesmas situações que muitos de nós, ela vive um cotidiano repetitivo, sente que sua vida é entediante, tem dificuldade de se relacionar com as pessoas e se questiona sobre tudo.


A série é sobre a vida, a morte, as repetições e a beleza contida nos momentos que, para nós, passam tão rapidamente e não são tão extraordinários. Existe uma complexidade infinita dentro dos episódios, e é através dela que começamos a perceber que Alma sofre profundamente, notamos isso porque a personagem é retratada de forma simplesmente humana e através de suas ações, passamos a sentir na pele os seus traumas, as decisões erradas e as grandes dores que não a deixam se recuperar.


Quanto ao desenho, eu nem sei direito o que falar sobre, acho lindo, realista, original e o descreveria como uma bela pintura profunda e que expressa mais do que o próprio artista talvez pretendia. Aliás, a forma como as cenas se constroem e vão se multando, descontruindo a nossa noção de realidade é fantástica, e isso em todos os sentidos da palavra.


O projeto foi criado por Raphael Bob-Waksberg e Kate Purdy

Sobre a narrativa, eu recomendo que assistam essa série em um dia mais tranquilo e que estejam com foco total, porque são muitos pequenos detalhes e a não linearidade da história pode ser de difícil compreensão caso o espectador não esteja prestando muita atenção.


Leve surto: Tem o Tyler Posey, nosso querido Scott Mcall de Teen Wolf, a questão aqui é que ele é maravilhoso mesmo.

A série já tem segunda temporada confirmada, então se sinta seguro para investir tempo assistindo e fazendo teorias, compartilha elas comigo caso já tenha.


Em uma próxima oportunidade, volto com outro texto sobre Undone, até mais Freaks!

4 visualizações0 comentário

O Portal Freaks! é um canal de comunicação feito por jornalistas e colaboradores geeks.

Nosso trabalho é manter fãs e entusiastas de filmes, séries, livros, tecnologia e histórias em quadrinhos informados com notícias e críticas sérias, relevantes e aprofundadas.

CATEGORIAS!

REDES FREAKS!